sexta-feira, 3 de julho de 2009

Eleição define representantes da CTAP

Eleição define representantes da CTAP para o próximo biênio

Cinco novos membros foram eleitos para integrar a Comissão Técnica de Análise de Projetos da Subsecretaria Executiva de Cultura da Paraíba nos próximos dois anos. A eleição aconteceu em quatro pontos do Estado, de 15 a 17 de abril, de acordo com as mesorregiões geográficas e mobilizou mais de 23 entidades.

A capital elegeu dois membros, representantes do Litoral e Zona da Mata. Josinaldo de Farias Flores é da Federação das Quadrilhas Juninas do Estado da Paraíba (Fequajune) e foi eleito com 10 votos. O segundo membro é Marcelo Vicente de Souza, do Grupo Folclórico Quadrilha Junina Nova Geração, eleito com oito votos.

Em Campina, representando Agreste e Brejo, Nivaldo Rodrigues da Silva Filho, da Associação Campinense de Teatro, foi eleito com um voto, o único da sessão. Cariri e Curimataú também elegeu seu representante com um voto: Daniel Duarte Pereira é membro do Instituto Histórico e Geográfico, Artístico e Literário do Cariri Paraibano.

Alto e baixo Sertão foi a região que mais mobilizou entidades em todo os Estado: 11 no total. A votação aconteceu na Fundação Ernani Sátyro, em Patos, elegendo o teatrólogo Francisco Ernandes de Oliveira, da Associação Cajazeirense de Teatro, com oito votos.

CTAP
A Comissão Técnica de Análise de Projetos, entre outras atribuições, é responsável pela análise e aprovação dos projetos inscritos no Fundo de Incentivo à Cultura do governo do Estado.
A CTAP é composta por dez membros titulares e dez suplentes, sendo cinco deles escolhidos livremente pelas entidades culturais de natureza jurídica sem fins lucrativos e cinco indicados pelo chefe do Poder Executivo.

Ao governador, cabe a nomeação do Secretário Estadual de Educação e Cultura (ou representante por ele indicado), um representante do Conselho Estadual de Cultura e três membros representantes do governo. José Maranhão deve fazer a indicação nos próximos dias.

Suplentes
Os candidatos com o segundo maior número de votos foram eleitos suplentes e poderão assumir a CTAP em caso de afastamento do titular. São eles: Jorge Luis de Freitas Vilela e Maria da Conceição da Silva Sousa (Litoral/ Zona da Mata), Maria Cezilene Araújo de Moraes (Agreste/Brejo) e Saulo Araújo de Brito (Alto e baixo Sertão). Até o fechamento desta matéria a assessoria não recebeu informações sobre o suplente eleito na região do Cariri/Curimataú.
Teatrologo Francisco Hernandez é o novo representante do Sertão no FIC Augusto dos AnjosCultura - 19/04/2009O teatrólogo Francisco Hernandez da cidade de Cajazeiras foi eleito no último dia 17/04, na cidade de Patos sertão da Paraíba, para o cargo de representante do sertão, na CTAP - Comissão Técnica de Análise de Projetos do FIC - Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos.A eleição aconteceu na Fundação Ernane Sátiro e contou com a presença de 11 entidades culturais da região sertaneja. O pleito foi coordenado pela Secretária do FIC, Silvia Loureiro e o resultado da votação foi o seguinte: Francisco Hernandez, obteve 8 votos, enquanto o candidato da cidade de Patos, Saulo Araújo, obteve 3 votos.O processo eletivo ocorreu em plena tranquilidade e a nova comissão será empossada em breve pelo Secretário de Educação do Estado para mandato de dois anos.Francisco Hernandes é bastante conhecido em todo o Nordeste com uma grande atuação no teatro em todo o Estado da Paraíba, tendo sido presidente da Federação Paraibana de Teatro - FPTA por 3 mandatos (1987 a 1997) por igual período foi membro diretor do Conselho da CONFENATA – Confederação Nacional de Teatro com sede em Brasília/DF e Presidente da Fundação de Cultura Ivan Bichara Sobreira da cidade de Cajazeiras na gestão do prefeito Carlos Antonio. Hernandez é membro do Fórum Permanente de Cultura Sertaneja, formado por entidades, instituições culturais a exemplo do SEBRAE/PB, Centro Cultural do BNB/Sousa e SESI.
Como atual presidente da ACATE – Associação Cajazeirense de Teatro gerencia o Ponto de Cultura Artes Para Todos em convênio com o MINC – Ministério da Cultura na cidade de Cajazeiras onde reside, atua em vários municípios da região sertaneja na função de Consultor Cultural a exemplo de Aparecida, Poço de José de Moura, Triúnfo, Mãe D'Água, São Bentinho entre outros.A vitória de Hernandez fortalece o movimento cultural sertanejo que tem a certeza de estar muito bem representado na Comissão de Análise de Projetos da lei de incentivo a cultura da Paraíba.
Teatrologo Francisco Hernandez é o novo representante do Sertão no FIC Augusto dos Anjos
O teatrólogo Francisco Hernandez da cidade de Cajazeiras foi eleito no último dia 17/04, na cidade de Patos sertão da Paraíba, para o cargo de representante do sertão, na CTAP - Comissão Técnica de Análise de Projetos do FIC - Fundo de Incentivo a Cultura Augusto dos Anjos.
A eleição aconteceu na Fundação Ernane Sátiro e contou com a presença de 11 entidades culturais da região sertaneja.
O pleito foi coordenado pela Secretária do FIC, Silvia Loureiro e o resultado da votação foi o seguinte: Francisco Hernandez, obteve 8 votos, enquanto o candidato da cidade de Patos, Saulo Araújo, obteve 3 votos.
O processo eletivo ocorreu em plena tranquilidade e a nova comissão será empossada em breve pelo Secretário de Educação do Estado para mandato de dois anos.
Francisco Hernandes é bastante conhecido em todo o Nordeste com uma grande atuação no teatro em todo o Estado da Paraíba, tendo sido presidente da Federação paraibana de Teatro - FPTA por vários anos e Presidente da Fundação de Cultura Ivan Bichara da cidade de Cajazeiras na gestão do prefeito Carlos Antonio. Hernandez reside atualmente na cidade de Cajazeiras mas atua culturalmente em vários municípios da região a exemplo de Aparecida, Poço de José de Moura, Triúnfo, Mãe D'Água e São Bentinho.
A vitória de Hernandez fortalece o movimento cultural sertanejo que tem a certeza de estar muito bem representado na Comissão de Análise de Projetos da lei de incentivo a cultura da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário